Gota e o Natal: tem tudo a ver com o que comemos

O Natal é sempre pautado por juntar aqueles que mais gostamos em torno de uma mesa farta, rica em sabores e diversidade gastronómica. O consumo exagerado de carnes, pescado (marisco) e bebidas alcoólicas entre a época natalícia e o Ano Novo contribuem para a elevação dos níveis de ácido úrico no nosso organismo.

As potenciais consequências destes excessos proporcionam uma maior metabolização de purina, que eleva as taxas de ácido úrico na corrente sanguínea, o que facilita o surgimento de Gota, tanto em quem já manifestou esta doença, como em quem tem tendência a sofrer da mesma.

Compilámos as nossas três melhores receitas para poder usufruir de um Natal saboroso, com os cuidados que o seu corpo merece:

Raia Estufada com Puré de Feijão Branco e Cenoura Assada 
Tiras de Perú Salteadas com hortícolas e massa de lentilhas 
Rabanadas de chá no forno com molho de alperces e aroma de laranja

Além do cuidado com a alimentação, sugerimos que beba uma quantidade elevada de água por dia e caminhe pelo menos 45 minutos, para combater o sedentarismo. Recordamos, também, que perder peso ajuda a diminuir a hipertrigliceridemia presente em 75% dos doentes mundiais com Gota.

 

Descubra mais na nossa rede social: Facebook.

Este site utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação. Consulte a nossa Política de Privacidade em SABER MAIS: