Gota: 6 dicas que vão ajudar o seu dia a dia

Viver com Gota é um grande desafio, por isso, partilhamos 6 dicas que vão ajudar o seu dia a dia.

Dica 1

Se tiver uma crise de gota, siga todas as recomendações do seu médico e equipa de saúde para aliviar a dor e a inflamação na articulação afetada. Não interrompa a toma de medicação para diminuir o ácido úrico no sangue, pois a crise de gota pode ser pior.

 Dica 2

Faça uma alimentação saudável. Reduza os alimentos ricos em purinas na sua dieta alimentar (carnes vermelhas, marisco, bebidas alcoólicas, alimentos ricos em frutose, entre outros).

 Dica 3

Mantenha uma hidratação adequada. A hidratação abundante (2 ou 3 litros por dia) é recomendada para os doentes em Gota.

 Dica 4

Faça exercício físico regularmente. Um estilo de vida sedentário pode piorar os níveis de ácido úrico no sangue, tornando a doença mais difícil de “vencer”. Viva uma vida saudável com exercícios aeróbicos várias vezes por semana. A natação e as caminhadas leves são boas opções.

Dica 5

Mantenha um peso corporal adequado. Pessoas com excesso de peso ou obesidade são mais propensas à hiperuricemia (níveis elevados de ácido úrico no sangue) e ataques de gota. Se está acima do peso, é aconselhável perder peso de forma lenta e progressiva.

 Dica 6

Siga o conselho do seu médico para atingir um nível adequado de ácido úrico no sangue. A gota é tratada dissolvendo os cristais de urato nos tecidos. Para isso, é fundamental um bom controlo do ácido úrico no sangue. Se tomar a medicação recomendada, além de seguir uma dieta adequada e cuidar do seu estilo de vida, será mais fácil para si viver com Gota.

Este site utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação. Consulte a nossa Política de Privacidade em SABER MAIS: