Descubra as diferentes fases da Gota!

Descubra as diferentes fases da Gota!

Como em todas as doenças, a Gota manifesta-se em diferentes fases.

Embora inicialmente a Gota possa não apresentar sintomas, ao longo do tempo as crises tornam- se cada vez mais frequentes, atingido as articulações de forma intermitente, com períodos assintomáticos. Na ausência de tratamento, pode tornar-se crónica, provocando dor, inflamação e incapacidade permanentes. Existe ainda a grande possibilidade de levar à insuficiência renal e aparecimento de cálculos renais.

A primeira fase da Gota é determinada pela dor e por inflamações, a que chamamos de artrite gotosa. Estes episódios poderão ter uma duração de três a dez dias. Nesta primeira fase, os episódios são mais espaçados, podendo ter um intervalo até onze meses.

Numa segunda fase, a frequência dos episódios começam a aumentar. Nesta fase já existe a possibilidade de começarem a surgir alguns danos articulares permanentes. Ainda nesta fase,
destacamos o aparecimento de tofos gotosos, que são pequenos nódulos de cristais de ácido úrico visíveis na pele.

Na terceira e última fase, conhecida por Gota Tofácea Crónica, a pessoa começa a ficar com as articulações gravemente afetadas e perda óssea. O intervalo de tempo entre cada crise é muito mais
curta.

Saiba como identificar os sintomas de Gota aqui
Descubra 5 dicas para aliviar as dores durante uma crise, aqui

Siga-nos no Facebook!

Este site utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação. Consulte a nossa Política de Privacidade em SABER MAIS: