A Gota tem consequências neurológicas?

No dia em que assinalamos o Dia Mundial do Cérebro respondemos a uma questão que nos é muitas vezes colocada: a Gota traz ou não consequências neurológicas?

Existem algumas consequências neurológicas que podem ser potenciadas ou aceleradas pela Gota.

Por exemplo: a neuralgia occipital, que causa dores intensas, sensação de choques elétricos na zona da cabeça, entre outros sintomas, não tem uma causa médica específica, no entanto, a Gota é uma das condições médicas que estão associadas a neuralgia occipital.

Ainda no seguimento de consequências neurológicas potenciadas pela Gota, partilhamos que o défice de hipoxantina-guanina fosforribosiltransferase (HPRT) que é caracterizado por um aumento da excreção renal de ácido úrico, geralmente com hiperuricemia, pode ser acompanhado de sintomas neurológicos mais ou menos graves.

Por isso, de uma forma geral, existem alguns impactos neurológicos que não são transversais a todos os doentes com Gota e que tal como partilhamos na secção de fatores e sintomas pode ter diversos motivos, como tal, aconselhamos, sempre o seguimento do processo através de médicos especializados, na área de reumatologia e do seu médico de família.

 

Descubre mais sobre Gota nas nossas redes socias!

Este site utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação. Consulte a nossa Política de Privacidade em SABER MAIS: